segunda-feira, 26 de julho de 2010

Política: “se não pode com ela, junte-se a ela”.

Os brasileiros possuem o velho hábito de não quererem falar sobre política. A população brasileira prefere ignorar o assunto a tentar ententer. Mas como diz o samba "quem não dança segura a criança", no próximo dia 3 de outubro estamos todos convocados a contribuir para a democracia do Brasil. Através do nosso direito de votar escolheremos o novo governante do país, e precisamos estar conscientes de que nossa escolha poderá mudar o rumo da nossa nação. Mas para votar consciente precisamos sim mudar o hábito chato de ignorar o assunto: necessitamos aprender a ouvir, falar, conhecer e principalmente entender sobre política.
Votar e ficar sentado no sofá em frente à TV e criticar os erros dos candidatos não mudarão situação alguma. Difícil, porém não é impossível, é levantar, cobrar, acompanhar, dar sugestões, reclamar e também reconhecer quando algo é bem feito por aqueles que nós colocamos no poder.
A representatividade de política e o poder que temos em mãos não são valorizados pela população, escolher um péssimo governante refletirá na qualidade de vida, no valor dos impostos, na cesta-básica. Por isso a importância de analisar cada candidato, sua plataforma política, suas realizações anteriores, cobrar a "ficha- limpa". Há sempre uma ovelha negra em qualquer ramo, políticos corruptos existem, mas também existem aqueles que se dedicam e fazem um bom trabalho. Por isso é importante falar de política, entender e principalmente cobrar o que foi feito em campanha.
Aproveitem esse período de campanha, acompanhem noticiários, leiam os jornais, madem emails para os seus candidatos, cobrem: com a liberação de campanha nas redes sociais, ficou mais fácil chegar perto do "candidato". O voto é conquista de todo um povo, responsabilidade minha, sua. É com o exercicio da democracia, que essa familía chamada Brasil, um dia se conscientizará e construirá um país ainda melhor.
Juliana Pirani e
colaboração:Gislene Sillva